Caminhadas

Por , 14 de Julho de 2013 12:45

Extensão: 9,8 km

Grau de dificuldade: médio.

Ponto de partida / chegada: A caminhada tem o seu inicio no Arneiro, num caminho de terra batida, seguindo em direcção à serra de S. Miguel.

Itinerário: ” Com as Portas de Ródão no horizonte, o olival é substituído gradualmente por azinheiras, terrenos inundados de cascalho e muros de quartzito. Ao entrar na serrania, de vegetação densa, serpenteie os socalcos que escondem velhas oliveiras. No topo, já entre pinheiros bravos, faça uma pausa e visite o buraco da Faiopa. Avançando na direcção do castelo de Ródão, contemple o voo silencioso de aves protegidas como o abutre e varra a paisagem com o olhar, focando ao longe o Tejo, a foz da ribeira do Vale, o Conhal e Vila Velha de Ródão.

Desça pela rocha, junto à encosta, recheada de zimbros e medronheiros, contorne um eucalipto centenário e avance em direcção ao Conhal, aproveitando para subir a um dos gigantescos montes de seixos que o compõem. Depois de passar pelas pequenas hortas, com os seus poços, picotas, muros de xisto e casas de telha mourisca, pare na fonte do ribeiro do Vale. De regresso ao Arneiro, visite os fornos comunitários onde se cozia o pão, e detenha-se nos poiais das casas, únicas pelos rodapés, chaminés e minúsculos postigos por onde espreita a luz.” in folheto do percurso http://www.cm-nisa.pt/desporto_percursospedestres.htm

À descoberta de São Miguel

Anexo – Simbologia das marcas (.pdf)

Regulamento de Homologação de Percursos Pedestres (.pdf)

 

Comentários fechados

Panorama Theme by Themocracy

%d bloggers like this: